5-Características-fundamentais-para-líderes-do-futuro

Cinco características fundamentais para os líderes do futuro

Você já percebeu que hoje em dia o mundo está mudando muito mais rápido do que antes?

Essa nova dinâmica de mudanças, estimulada principalmente por conta das inovações tecnológicas, tem imposto diversos desafios aos profissionais de todas as áreas. Afinal, se o mundo muda, as relações, os problemas, as soluções e as exigências também mudam. Por isso, o jovem que almeja liderar equipes e gerir instituições precisa se preparar visando não o mercado de hoje, mas o mercado do futuro.

Para isso, é preciso prestar atenção em algumas características que serão fundamentais aos líderes do futuro, tais como:

  1. Flexibilidade no trabalho

Com os meios de comunicação integrados e as distâncias minimizadas pela internet, impor longas jornadas de trabalho em um escritório é algo a ser repensado. A jornada de trabalho é algo que precisa, cada vez mais, ser flexível. A popularização do trabalho home-office, por exemplo, é uma tendência que não para de ganhar espaço no mercado mundial. A liberdade, aliada à economia de tempo de deslocamento, transformam o trabalho home-office em uma opção para otimizar o serviço dos funcionários. No entanto, gerir pessoas à distância apresenta aos gestores novos desafios para os quais precisam estar preparados.

  1. Gerenciamento de situações

Entre as características necessárias para liderar equipes no futuro, certamente está em destaque a de gerenciar situações difíceis ou conflituosas. Muitas vezes o gestor precisa tomar atitudes e decisões sem possuir total conhecimento acerca das situações. O mundo cada vez mais dinâmico exige decisões cada vez mais rápidas, então o gestor precisa manter seus objetivos claros para ser sempre firme em suas decisões.

  1. Inteligência Social

Um líder precisa desenvolver a capacidade de se conectar com os outros de uma maneira profunda e direta, visando estimular reações e atitudes desejadas. Para isso, ele precisa ter inteligência social para se colocar no lugar dos outros e entender a melhor forma para influenciá-los positivamente.

Também é necessário que se desenvolva uma vasta lista de contatos, o chamado networking. Afinal, é a partir dos contatos que o profissional se mantém visível no mercado, conhecendo novas pessoas, obtendo novas informações e estabelecendo novas parcerias.

  1. Aperfeiçoar o uso de Tecnologias

Todos os meses surgem novas tecnologias e outras vão ficando ultrapassadas. Tudo indica que esse ciclo de obsolescência permanecerá por muitos anos, então, para liderar equipes no futuro, o líder precisará se manter atento e receptivo às novas tecnologias, tendo criatividade e dinamismo para integrá-las ao cotidiano da equipe de forma eficaz.

  1. Competência Intercultural

Uma das consequências de se viver em um mundo globalizado é que à vezes o líder se encontrará na situação de negociar, convencer e trabalhar com pessoas de diferentes culturas e países. Dessa forma, ter facilidade para se adaptar aos diferentes valores e culturas será essencial para liderar equipes no futuro.

O profissional que dominar essas cinco características certamente será diferenciado no futuro. Afinal, são características que prezam, acima de tudo, os relacionamentos e o dinamismo. Dessa forma, por mais que o mundo seja transformado completamente, este profissional conseguirá se adaptar e manter-se diferenciado.