Como-conduzir-o-processo-seletivo

Como conduzir um processo seletivo de sucesso

Conduzir um processo seletivo e encontrar um candidato que atenda às demandas da vaga nem sempre é fácil. Uma das principais funções do gestor é escolher a pessoa certa, para o lugar certo. Contratar funcionários é uma arte que exige sensibilidade e poder de análise do contratante, mas algumas ações podem facilitar o processo

Confira as dicas para conduzir um processo seletivo de maneira eficiente:                                

Definição da vaga e perfil desejado
É fundamental saber bem que tipo de perfil se procura. Descreva de forma clara as funções da vaga e as aptidões que o candidato precisa ter para preenchê-la.

Anúncio da Vaga
Divulgar em diferentes plataformas pode ser interessante para atrair candidatos de áreas variadas. Porém, as redes sociais, como Facebook e Linkedin, também são um bom caminho, mas vale investir também em jornais, universidades e sites de vagas.

Processo seletivo
Após selecionar os currículos mais interessantes, desenvolva uma entrevista na qual você possa conhecer o candidato a fundo, não só como profissional, mas também como pessoa. Leve em consideração se ele passa segurança, credibilidade e se é comunicativo. Nessa etapa, mais do que os julgamentos objetivos, o importante é a empatia com o candidato

Alinhamento de valores
Escolher um candidato e levar em consideração somente a aptidão técnica e o histórico do candidato pode ser um erro, levando em consideração que os valores do profissional precisam ser compatíveis com o da empresa evitando assim o desgaste de relacionamento.