5 passos para identificar e contratar colaboradores promissores

contratação

Um dos fatores de maior relevância para a construção de uma empresa bem sucedida é a contratação de colaboradores e formação da equipe. É um grande o desafio de contratar funcionários promissores, pessoas que além de competentes tenham proximidade com os valores e objetivos da sua empresa.

A contratação de colaboradores de sucesso pode não ser uma tarefa fácil, mas que pode ser alcançada se você procurar da forma correta.

Por isso, listamos o passo a passo para encontrar profissionais de destaque. Confira:

1 – Defina e descreva bem a função

 

Para encontrar o profissional perfeito para determinada tarefa, antes de tudo é necessário entender exatamente o que ele vai precisar exercer. Conhecendo bem a sua empresa, você vai conseguir identificar o tipo de trabalho que precisa ser feito para que os processos se desenvolvam da melhor forma possível.

Descreva como é a cultura interna da empresa e qual o perfil das pessoas que podem trabalhar pelos mesmos objetivos que você. Assim, fica mais fácil não só atrair colaboradores adequados ao perfil, mas também selecionar candidatos conscientes do que esperam da vaga e com habilidades e técnicas necessárias para a função.

2 – Divulgue as vagas nos canais mais indicados

 

Quanto mais pessoas souberem do perfil profissional que você está buscando, maiores são as chances de você encontrar exatamente quem você precisa. Junto a isso, conte com indicações para chegar a candidatos que realmente sejam capazes de prestar um bom serviço.

Invista também em formas de divulgar a sua empresa e mostrar ao mercado suas características principais:  mídias sociais e outras redes profissionais são uma ótima maneira de fazer isto. Essa etapa é essencial para disseminar seus produtos ou serviços ao público-alvo, além de ampliar as possibilidades de atrair profissionais qualificados.

Incentive também a criação de banco de talento, programas de colaboração e outros. Essas são boas medidas para arrecadar o maior número de pessoas interessadas no que vem sendo feito dentro da empresa.

– Vá além do currículo

 

Quando a contratação é feita de improviso para resolver questões emergenciais, a análise do currículo é a alternativa mais frequente do empregador. No entanto, tenha cuidado. Ao analisar superficialmente apenas o currículo, a empresa corre o risco de contratar um profissional que, inicialmente parece perfeito, mas que no dia a dia, age diferente do que a empresa esperava.

Para encontrar um bom profissional que se identifique com as políticas praticadas pela organização, é necessário uma diversidade de características. Vale mencionar que a maioria das contratações são baseadas nos currículos e competências técnicas dos candidatos, mas o fator determinante para dispensá-los é a incompatibilidade comportamental.


– Ofereça benefícios

Para que os colaboradores continuem motivados e consigam gerar os melhores resultados após a contratação, é muito importante contar com uma estrutura física/tecnológica/operacional que facilite a rotina e contribua para a qualidade dos serviços.

Junto aos benefícios trabalhistas que podem tornar sua empresa diferenciada diante dos concorrentes, o ambiente de trabalho, tecnologia e equipamentos utilizados e até oferecer capacitações podem fazer toda a diferença na hora de atrair e reter colaboradores de qualidade.

5 – Acompanhe o trabalho dos profissionais

 

Ao envolver os colaboradores em tarefas e projetos, aproveite para acompanhar bem de perto o trabalho deles. Veja como eles se dispõem a atingir os objetivos e o que fazem para colocar em prática todas as suas ideias.

É importante deixar claro para os colaboradores quais são suas metas e atividades, pois isso direcionará os esforços dos funcionários, aumentando o engajamento e incentivando cada indivíduo a mostrar todo o seu potencial.

Contar com um Programa de Estágio também é uma forma de acompanhar o desenvolvimento de jovens profissionais e capacitá-los para atender melhor suas demandas, efetivando quem alcançar alto desempenho ao fim do período. O estágio traz a vantagem de poder moldar os estudantes de acordo com as necessidades e o perfil da empresa. Assim é possível identificar talentos e aferir sua produtividade, contribuindo para que desenvolvam suas carreiras com sucesso e também agregue valor a companhia.

A Fundação Mudes atua há 52 anos na inclusão de jovens no mercado de trabalho em programas de estágio, aprendiz, trainee e PCD. Quer conhecer mais sobre o nosso trabalho? Acesse aqui.