Contratação de estagiário: confira 5 benefícios para as empresas

contratação de estagiário

Mas, afinal, você sabe o que motiva uma empresa na contratação de estagiário em início de carreira? E mais: por que o número de vagas de estágio só cresce, mesmo em períodos de crise?

A resposta é simples: as empresas perceberam que os estagiários podem agregar valor ao negócio de inúmeras maneiras.

Vamos conferir os 5 benefícios que a contratação de estagiário traz para as empresas?

1. Investimento em qualificação

Foi na crise que muitas empresas descobriram que os estagiários são uma mão de obra qualificada que têm muito a oferecer. Atualmente, o perfil dos jovens é altamente qualificado. Por isso, a contratação de estagiário antecipa a preparação e a formação de um quadro qualificado de recursos humanos e permite a descoberta de novos talentos, preparando a empresa para o futuro.

Além de ser um eficiente recurso de formação e aprimoramento de futuros profissionais, sem vícios, de acordo com a área, perfil e escolaridade requerida.

Por estarem em contato com as diferentes possibilidades que a tecnologia atual oferece os jovens possuem maior facilidade para usá-la, seja em programa, ferramentas ou na melhor forma de atuar nas mídias sociais. Esses conhecimentos e habilidades poderão favorecer bastante a empresa, não só na parte operacional, mas também estrategicamente.

2. Alternativa para escassez de talentos

Por muito tempo os estagiários eram vistos como uma solução para contratar mão de obra mais barata, mas com a atual escassez de profissionais qualificados no mercado, os gestores têm enxergado os programas de estágio como uma boa alternativa para formarem seus próprios talentos.

Não faltam relatos de executivos de sucesso “ inclusive presidentes “ que iniciaram sua trajetória na empresa como estagiários.

Por ainda estar em processo de formação, enquanto pessoa e profissional, o estagiário é um talento a ser desenvolvido e lapidado. Isso acontece, pois se trata de alguém que ainda não tem vícios profissionais e tem flexibilidade para aprender e atender as necessidades e características que a empresa deseja desenvolver em seus colaboradores.


3. Inovação para a empresa

O mercado de trabalho e a forma com a qual os negócios se estruturam estão em constante transformação. Adaptar-se a essas mudanças é um grande desafio para as empresas. Por isso, é essencial manter-se atualizado, inserindo nas empresas profissionais capazes de se adequar e reinventar.

Nesse caso, é extremamente interessante a contratação de estagiário. Esse perfil profissional é essencialmente jovem, e se adequa às demandas contemporâneas, com criatividade e inovação.

Outra vantagem é que a contratação de estagiário permite a renovação criativa dentro da cadeia produtiva da empresa. É claro que a função do estagiário é aprender e aprimorar os seus conhecimentos, mas os jovens também podem trazer competências acerca de novas tecnologias, métodos e processos para empresa, já que ele acabou de absorver isso recentemente na faculdade ou curso técnico, por exemplo.

Identifique talentos e tenha estagiários em diferentes setores da sua empresa. Perceba como a presença desse profissional ajudará nas demandas diárias.

4. Energia e competências para a equipe

Quando um estudante consegue um estágio, ele quer acrescentar experiências em seu currículo e ganhar novas habilidades. Isso o coloca em posição normalmente mais ativa na empresa, ao cumprir as atividades que lhe foram delegadas e buscar diferentes formas de sobressair e destacar no trabalho.

O engajamento dos jovens também gera sinergia quando eles passam a interagir com a experiência dos demais colaboradores. Além disso, contagiam a empresa e outros funcionários com a sua vitalidade e vontade conquistar resultados. O equilíbrio entre experiência profissional e a troca de aprendizagem é fundamental para a equipe: o estagiário traz conhecimentos renovados, visão do atual mercado, ferramentas tecnológica, entre outros.

5. Revitalização do quadro funcional

A contratação de estagiário pode ser uma aliada para movimentar a dinâmica do ambiente de trabalho.
Com suas visões diferenciadas e a energia típica dos jovens, questionamentos e novos pontos de vista podem vir à tona, gerando uma cultura de transformação na empresa.

Outro ponto positivo da contratação de estagiário é revitalização do quadro funcional da instituição. O estagiário pode propor ideias criativas que poderão incrementar o portfólio da empresa, sugerir novas tecnologias e outros métodos de gestão. Se a empresa proporcionar as condições ideais para o desenvolvimento profissional, o estagiário se sentirá mais à vontade para apresentar propostas de trabalho.

As empresas, com isso, tem o benefício de unir a experiência do seu time de colaboradores, com a ousadia, reciclagem e atualização de informações que os estudantes trazem consigo.

Caso tenha dúvidas como implementar um Programa de Estágio na sua empresa a Fundação Mudes pode te auxiliar com a administração do programa. Entre em contato conosco aqui.