RH Estratégico

Desafios do RH frente às novas organizações

O cenário econômico brasileiro ainda sente os efeitos da crise. E isso reflete diretamente na forma como as empresas passaram a se organizar e estão se preparando para retomar os planos de crescimento. O RH é parte fundamental desse processo e tem pela frente desafios importantes dentro das organizações.

Como tornar o RH estratégico nas empresas

 

Performance e Foco

A área de Recursos Humanos das empresas deve atuar de forma estratégica. Ela é responsável por auxiliar à organização a não perder o objetivo em direção às metas do negócio.  Com a estabilização da queda do PIB e o país acenando um crescimento econômico, as empresas que estiverem totalmente focadas no resultado e apresentarem boas performances, podem se sair melhor nesta retomada.

RH alinhado ao negócio

Para atuar de forma estratégica, o setor de Recursos Humanos deve ter profissionais que entendam além de temas relacionados ao comportamento humano e relacionamento. É importante incluir discussões que englobem o negócio como um todo, como peculiaridades do mercado, marketing,  gestão financeira, entre outros.

Auxilio aos gestores

A partir do incentivo a conhecer as peculiaridades do negócio, o RH pode ajudar os gestores a tangibilizar a gestão de desempenho dos colaboradores. Com dados concretos em mãos, os profissionais de RH podem elaborar atividades que incentivem, orientem e meçam a contribuição de cada colaborador da empresa. Isso vale tanto para o ponto de vista quantitativo e qualitativo.

Identificação de talentos

Em momentos difíceis, as empresas devem contar com o setor de RH para auxiliar na identificação e retenção de talentos. É importante saber quem são as pessoas- chave em cada área e traçar estratégias para que a empresa possa retê-las. Se possível, o RH também tem a tarefa de selecionar novos colaboradores. Eles poderão contribuir ainda mais para o desenvolvimento da estrutura da empresa como um todo.

(Gostaria de nossa ajuda para buscar novos talentos para sua empresa por meio do Programa Juventude Aprendiz, Estágio, ou Trainee? Entre em contato conosco!)