Feedback positivo

Feedback positivo motiva e gera empatia entre a equipe

Gestores que adotam políticas de reconhecimento entre os funcionários tendem a manter a equipe mais satisfeita e engajada com o trabalho. É o que aponta uma pesquisa americana cujos resultados foram publicados na Harvard Business Review. O feedback positivo é uma maneira simples, mas eficiente de treinar e motivar sua equipe, e ainda de reconhecer quando um bom trabalho foi desenvolvido. Se bem aplicado, esse tipo de avaliação abre espaço para um diálogo honesto e construtivo entre você e o seu funcionário.

Feedback positivo não se resume a pequenas palavras de incentivo

Outro estudo realizado em 10 países, com 2.415 profissionais, mostra que o feedback positivo também possibilita a criação de maior empatia e envolvimento dos funcionários com os seus líderes. Apenas a amostragem norte-americana da pesquisa revelou que, dos 512 profissionais estadunidenses que disseram receber uma avaliação positiva dos seus gestores, 87% afirmaram ter um forte relacionamento com o líder. Esse número cai para 51% entre os que informaram que a empresa não realiza ações de feedback positivo.

Com esses dados, já deu para perceber como é importante dar um feedback positivo aos funcionários, porém, esse momento não deve ser resumido em pequenas palavras de incentivo, mas como uma oportunidade de o gestor interagir com o colaborador e, assim, gerar oportunidades de aprendizado. Ao dar um feedback positivo, é fundamental que você pontue os motivos que fizeram com que o profissional realizasse um bom trabalho e o impacto que esses resultados geraram para a empresa.

Quando é hora de dar um feedback positivo?

Uma boa avaliação mostra ao funcionário que você, gestor, acompanha o trabalho, preocupa-se com o desenvolvimento dele e reconhece quando ele não está executando as tarefas tão bem como deveria. Mas qual o melhor momento de se fazer isso?

A verdade é que não existe um padrão com relação ao momento adequando para se dar um feedback positivo. Algumas empresas realizam a avaliação semestralmente ou anualmente. Mas, a forma mais eficaz é o feedback positivo contínuo, ou seja, mais de uma vez ao mês.

Para entender melhor como a Fundação MUDES pode ajudar a sua empresa a selecionar e recrutar uma equipe de excelência, entre em contato conosco aqui.