ladrões de produtividade

Ladrões de produtividade: saiba como evitá-los

Gerir o tempo é uma das tarefas mais difíceis no dia a dia, especialmente quando a produtividade de uma equipe está em jogo. Portanto, é necessário identificar alguns pontos considerados como os “ladrões de produtividade” e evitá-los para que não desperdicem horas preciosas de um dia de trabalho.

 

Saiba como identificar os ladrões de produtividade

 

Tecnologia que desconcentra

A tecnologia tem inúmeras vantagens, principalmente para facilitar a comunicação. No entanto, os aplicativos e redes sociais que enviam mensagens a todo o momento podem desconcentrar uma equipe e afetar a produtividade. Com um simples ajuste na configuração é possível manter-se focado. Desligar as notificações enquanto estiver trabalhando em algo que exige concentração é uma boa saída. Além disso, utilizar o status “ocupado” ou “não perturbe” também é uma técnica. Se não for algo urgente, crie uma rotina para checar as mensagens de tempos em tempos, como em horários próximos ao almoço ou no fim do dia.

 

Interrupções desnecessárias

O open space, ou espaços sem baia, são considerados com um grande avanço no ambiente corporativo. Eles são responsáveis por integrar melhor o ambiente e, consequentemente, as pessoas.  Porém, eles podem facilitar a interrupção do trabalho. Nesse caso, é preciso que os colaboradores sejam conscientes em relação ao bate-papo fora de hora. Conversar é um hábito natural e saudável, mas o colaborador deve ter maturidade para entender que esse tipo de comunicação tem hora para acontecer e não deve interromper o fluxo das tarefas diárias.

 

Reuniões sem fim

Considerada uma das grandes vilãs do tempo, as reuniões podem se tornar mais produtivas se algumas técnicas forem adotadas.  Agendar com antecedência é uma boa prática, pois permite às pessoas envolvidas a planejar e adiantar suas tarefas. Determinar – e cumprir – o horário de início e término também evita a perda de produtividade.  Manter a pauta da reunião e convidar apenas as pessoas envolvidas com o tema faz com que o encontro seja mais objetivo e tenha melhores resultados.

 

Telefonema fora de hora

Mesmo com as mensagens instantâneas, o telefone ainda é utilizado no ambiente corporativo. E, por isso, ainda é considerado como um dos fatores que contribui para a queda de produtividade no trabalho. Portanto, reserve horários para fazer e receber ligações e relacione os telefonemas que devem ser feitos por ordem de prioridade. Se prepare com informações para que a conversa seja objetiva e produtiva. Concentre-se e evite distrações durante o telefonema. E por fim, nunca prometa ligar para alguém caso não tenha tempo hábil.