O que sua empresa pode ganhar com a capacitação do aprendiz

Quando uma empresa abre a oportunidade para que um aprendiz faça parte da sua equipe, ela está oferecendo não só a possibilidade de capacitação e inserção de um jovem disposto a se desenvolver profissionalmente no mercado de trabalho, mas também a oportunidade de a própria empresa ter em seu quadro de funcionários um futuro talento.

Mas para que isso aconteça é preciso que o processo de triagem seja feito por uma equipe de profissionais experientes em recrutamento e seleção. Assim, é possível filtrar os perfis de candidatos que mais se adequam às necessidades da empresa.

Capacitar para quê?

Já explicamos que realizar uma boa triagem antes do encaminhamento do aprendiz às empresas ­- triagem essa que pontua aspectos financeiros, comportamentais e educacionais do candidato, por meio de entrevista e avaliação curricular – é fundamental para oferecer aos empresários as opções mais adequadas ao que eles precisam.

Porém, investir em um aprendiz que tenha passado por um processo criterioso de avaliação curricular na instituição formadora é considerado, por líderes de médias e grandes empresas, o ponto decisivo para saber quem contratar. Na Fundação MUDES, por exemplo, a equipe do recrutamento e seleção do Programa Juventude Aprendiz dispõe em seu banco de dados, jovens que venham atender satisfatoriamente ao perfil traçado pelas empresas parceiras, possibilitando a escolha certeira do futuro talento.

Afinal de contas, grandes gestores sabem que o capital humano é o “personagem” principal da história da corporação, e selecionar de forma assertiva trará a empresa jovens que possam desenvolver melhor suas potencialidades, fundamental para o crescimento da empresa.


 

Principais benefícios que um aprendiz capacitado pode trazer para sua empresa

 

Proatividade – os jovens têm mais segurança e motivação para iniciar novas tarefas e tentar fazê-las de modo mais eficiente, sem esperar serem cobrados para isso.

Compromisso profissional – um aprendiz que pela capacitação conhece a importância de assumir um compromisso com a empresa e de entregar os melhores resultados, sempre. Ele entende que todos saem ganhando com atitudes como essa.

Saber trabalhar em equipe – o entendimento de que trabalhar em conjunto é mais eficaz para alcançar resultados positivos para a empresa do que sozinho é uma característica de profissionais que passam por um processo de capacitação.

Saber se posicionar quando questionado – jovens que conseguem se posicionar frente a um questionamento, seja referente ao seu trabalho ou ao próprio mercado, é bem visto pelos gestores de qualquer empresa.

Conhecimento de hierarquia – saber que existe uma hierarquia e que é preciso respeitá-la para que se aprenda cada vez mais, ouvindo críticas e sugestões dos mais experientes, e usar esse feedback para o desenvolvimento profissional, é fundamental.

 

Para mais informações, entre em contato conosco!