Por que despertar comprometimento no estagiário?

Despertar comprometimento no estagiário é quase tão importante quanto nos demais colaboradores da equipe da qual ele faz parte. Em início de carreira, o estagiário deseja ter seu trabalho valorizado e tornar-se um colaborador efetivo. Suas tarefas e seu desempenho impactam o resultado do trabalho. Dessa forma, é importante aproveitar o seu potencial criativo, as suas informações atualizadas e a sua enorme vontade de crescer profissionalmente.

Fique atento aos principais fatores que influenciam o trabalho do estagiário e a forma como ele percebe a organização como um todo:

Sinergia entre valorização do trabalho e integração à equipe

Para motivar o estagiário, deixe claro qual o seu papel na organização, além de integrá-lo às decisões estratégicas, respeitando os limites do seu desenvolvimento. Fazendo isso, sua empresa contribui para o desenvolvimento do estudante, já que o reconhecimento do mérito reforça o comprometimento. Essa sinergia fará com que ele conheça os problemas da empresa e queira fazer parte das soluções.

Cursos de aperfeiçoamento

Quando o estagiário se sente mais valorizado, ele demonstra, normalmente, um comprometimento maior com suas tarefas. Cursos de aperfeiçoamento também podem trazer diversos benefícios para sua empresa e, caso haja condições financeiras, são um diferencial. Eles servem como um adicional à carreira do estagiário e ainda beneficiam o desenvolvimento dele dentro da sua empresa.

Acompanhamento do supervisor

Se o departamento de Recursos Humanos da sua empresa avalia o desempenho dos colaboradores por meio de ferramentas de mensuração, é fundamental contar com a análise do supervisor do estagiário no que tange seu nível de interesse nas tarefas propostas. Quem trabalha diretamente com o estudante conhece todo o processo de aprendizado e desenvolvimento nas tarefas realizadas cotidianamente.


A postura dos dirigentes

Os dirigentes devem ser um exemplo de comprometimento, mostrando aos demais como sua postura impacta os negócios positivamente. É importante que todos – estagiários e colaboradores – percebam que as mais simples atitudes, se trabalhadas com efetividade, fazem toda a diferença no processo de trabalho em cada área de atuação.

O clima organizacional

A saúde da sua empresa está diretamente atrelada ao clima organizacional. Uma equipe harmônica, que sabe respeitar as diferenças e os limites do outro, evita conflitos desnecessários. Um bom clima organizacional contribui para estimular os integrantes de cada equipe, aprimorando o comprometimento de cada um.

Se o seu negócio precisa de orientações sobre o recrutamento de estagiários, nós podemos te ajudar. Entre em contato conosco. Ou solicite convênio aqui.