Por que sua empresa deve ter um programa de trainee

programa de trainee

Mais do que para fins de motivação da equipe atual, a implantação de um programa de trainee parte da conscientização da empresa da necessidade de oxigenar seu quadro de funcionários. Ainda mais por que os trainees são os profissionais que futuramente poderão dirigir a organização e, por isso, a importância de escolher esses talentos com base em valores como iniciativa e espírito de liderança. E é por isso que é fundamental que médias e grandes empresas adotem um programa de trainee, processo seletivo considerado altamente concorrido.

Para se ter uma ideia, para uma empresa de grande porte hoje conseguir contratar 20 profissionais, o processo normalmente começa com mais de 10 mil currículos. E nós sabemos o motivo: ingressar hoje como trainee em uma grande corporação pode ser a perspectiva de uma carreira em ascensão em curto prazo.

Como acontece o programa de trainee nas empresas?

Um programa clássico de trainee possui, geralmente, de um a dois anos de duração e inclui treinamentos práticos e teóricos. Isso acontece para dar chance de o futuro profissional conhecer os principais departamentos da empresa para que absorva as políticas, conceitos e valores da companhia, além do aprendizado sobre os sistemas e processos.


Mas qual seria o grande desafio de um processo seletivo para trainee? Com base em nossa experiência como consultores de empresas parceiras há quase 50 anos, com certeza o grande desafio é observar o potencial, o interesse com relação à carreira e os valores desses jovens profissionais em comparação com a missão e os valores da corporação. Se bem direcionado, um programa de trainee pode formar gerentes e coordenadores altamente qualificados e alinhados com o perfil da empresa em um prazo de três a cinco anos.

O processo de seleção e recrutamento de trainees

Para a seleção e recrutamento de trainees, a empresa pode contar com a própria equipe de Recursos Humanos ou firmar parcerias com outra organização, como é o nosso caso, para definir, desde o perfil da vaga até a escolha das etapas e ferramentas para a seleção e recrutamento dos candidatos.

A nossa equipe técnica começa o trabalho realizando uma triagem de candidatos, prioritariamente, cadastrados em nosso banco de dados. Como esses jovens já participaram do nosso programa de estágio, temos a possibilidade de escolher a dedo aqueles que mostraram grande desempenho técnico e comportamental durante o período em que estagiavam nas empresas. Essa prática garante a nossa empresa parceira mais segurança em contratar o seu futuro trainee.

Para saber como podemos te ajudar no processo de seleção e recrutamento de trainees, entre em contato conosco aqui