Um líder e seus colaboradores

Líder e chefe: quais as principais diferenças?

Na estrutura das organizações atuais, o posto de “chefe” vem sendo substituído pelo líder.

As mudanças pelas quais as empresas têm passado demandam gestores que vão muito além de dar simples ordens. Eles devem ter know-how para orientar equipes e estar ao lado delas na busca de melhores resultados. Confira alguns pontos que diferem líderes de chefes:

1- Relação vertical X horizontal

Enquanto um chefe pode tomar decisões de forma vertical, hierarquizada, um líder tem por vocação desenvolver um relacionamento horizontal com os colaboradores, buscando engajar sua equipe e fazer com que cada um se posicione acerca de suas responsabilidades.

2- Delegar tarefas de acordo com perfil profissional

Saber como delegar tarefas também é algo essencial: enquanto um chefe pode fazer isso de forma arbitrária, sem levar em conta as características de cada colaborador, um líder avalia o perfil das pessoas, suas peculiaridades e habilidades para executar determinada ação.

3- Acompanhamento e feedback

Com as responsabilidades de cada colaborador definidas, o líder, diferente do chefe, acompanha de perto o desenvolvimento das tarefas pelos seus liderados, dando suporte, motivando-os e realizando constantes feedbacks com o objetivo de alcançar o que foi determinado de forma que todos se orgulhem do resultado final.

4- Fracasso X aprendizado

Caso o objetivo final não seja alcançado, um chefe pode tentar responsabilizar um colaborador por algo que não tenha dado certo. Já um líder tentará entender em que ponto do processo aconteceu o erro e divide o fracasso com sua equipe, buscando soluções em conjunto. O erro para o chefe pode ser considerado como um fracasso; para o líder é sinônimo de aprendizado.

5- Preparar sucessores

Um líder saberá o momento certo de se “retirar de cena”. Diferente de um chefe, ele entende a necessidade de compartilhar o conhecimento com colaboradores que tenham o mesmo perfil de liderança, preparando- os para uma sucessão. Um líder não tem medo de perder seus conhecimentos e, muito menos, as pessoas.