Saiba o que faz um aprendiz da capacitação em Assistente de Venda e Varejo da Mudes

capacitação programa de aprendizagem

Principais segmentos da economia do país, o Comércio e o Varejo, podem preparar futuros profissionais para os desafios de um mercado consumidor cada vez mais exigente e dinâmico. Segundo estudo da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, o segmento emprega um em cada cinco trabalhadores brasileiros e é responsável por dois terços do PIB do país.

A capacitação de Venda e Varejo do Programa Juventude Aprendiz da Fundação Mudes tem como objetivo desenvolver visão ampla das operações necessárias para o desenvolvimento das atividades de comércio e varejo, instrumentalizando o jovem para o uso de técnicas e ferramentas adequadas na operação comercial.

A gerente de RH da rede de mercados Rio Sul (parceira do programa Juventude Aprendiz da Mudes), Jaqueline Pinheiro, responsável por seis lojas na Baixada Fluminense e em Teresópolis explica que a região não oferece muitas oportunidades de trabalho e a área varejista é uma das que mais absorve mão de obra no local.  “Os mercados crescem e contratam muitas pessoas, em dois anos abrimos duas novas lojas inserindo mais jovens ainda no mercado de trabalho”, destaca.

Na capacitação teórica, Jaqueline Pinheiro ressalta que os aprendizes aprendem como tratar o cliente, como recepcionar e desenvolver as habilidades no comércio, além do trabalho em equipe, subordinação, relacionamento interpessoal, expor as ideias. Noções do pacote office e administração também são bastante úteis no dia a dia do trabalho, enfatiza Jaqueline.

Jaqueline Pinheiro defende que o diferencial do programa de aprendizagem da Fundação Mudes é o acompanhamento do aprendiz, a proximidade e relacionamento com as empresas parceiras. “Desde que houve a necessidade de contratação de aprendizes optamos pela Mudes e sempre indico a outras empresas com base na experiência que temos e total orientação sobre o programa”, finaliza.

Benefícios do programa para a empresa

A grade curricular da capacitação de Assistente de Venda e Varejo abrange conhecimentos nas atividades que englobam o processo de venda de produtos e serviços para atender a uma necessidade pessoal do consumidor final. O curso aborda o cenário econômico e as tendências do mercado varejista, o cliente do varejo e o operacional varejista. O aprendiz adquire, portanto, uma noção ampla do mercado e de como caminha o setor.

A capacitação de Vendas e Varejo prepara o aprendiz para as funções de: arrumador de prateleiras; atendente de balcão; auxiliar de repositor; auxiliar de vendas; demonstrador de mercadorias; promotor de vendas; repositor de mercadorias; entre outras atividades. Sua empresa só tem a ganhar quando lida com um funcionário qualificado e com conhecimento da área de atuação da empresa.