Sete dicas para um fazer um feedback perfeito

Há quem ache que fazer o feedback e passar junto ao colaborador um balanço do que já foi feito e o que pode ser melhorado é fácil, porém, se a mensagem não for passada com clareza o feedback pode trazer resultados negativos e dificultar o relacionamento entre empresa e empregado. Por isso, listamos 7 dicas para que seu feedback tenha mais êxito e seja feito de maneira clara e prática:

Como fazer um feedback perfeito:

1- Faça um roteiro
Preparar-se para o que vai falar ajuda a ter o controle do tempo e objetividade na reunião. Levante os principais pontos do que será falado e procure ser direto no conteúdo da mensagem.

2 – Quebre o gelo
É natural que os coladores fiquem tensos na hora da reunião de feedback e quebrar o gelo deixa o ambiente mais ameno e facilita o começo da reunião. Vale dizer que o feedback é importante não só para a empresa, mas também o que o colaborador tem a dizer.

3 – Cuidados com o tom da voz
Há várias situações que antecedem a reunião de feedback, mas o tom de voz é imporante nesse momento. Autoritarismo e repreensão podem dificultar o diálogo e a escuta do colaborador. Fundamental é conduzir a reunião de maneira amigável e amistosa.

4 – Pontos positivos
Começar pelos pontos positivos é uma maneira inteligente, já que o colaborador sente-se valorizado pela empresa e parte do time o qual trabalha. Vale ressaltar as habilidades e competências de quem está recebendo o feedback.

5 – Pontos Fracos
Além de dizer quais os pontos fracos ou falhas cometidas, é importante ressaltar que os líderes e coordenadores estão dispostos a ajudar no que for necessário para que esses erros não sejam cometidos novamente. Mas também vale ser sincero e expor o que deve ser melhorado.

6 – Plano de ação
Agora que os pontos positivos e negativos já foram expostos, montar um plano de ação com metas atíngiveis pode ser eficaz e o canal deve ser aberto junto ao colaborador para que ele sinta segurança em dizer o que acha de cada ação e se está confortável com o que lhe é solicitado.

7 – Novas metas
Depois do plano de ação feito é hora de estipular novas metas e marcar uma nova reunião de feedback. O ideal é esperar a partir de 3 meses para que esse tipo de reunião seja marcada novamente.

 

(Gostaria de nossa ajuda para buscar novos talentos para sua empresa por meio do Programa Juventude Aprendiz, Estágio, ou Trainee? Entre em contato conosco! Ou solicite convênio aqui)