Two Businesswomen Meeting In Reception Of Modern Office

Sete dicas para um fazer um feedback perfeito

Há quem ache que fazer o feedback e passar junto ao colaborador um balanço do que já foi feito e o que pode ser melhorado é fácil, porém, se a mensagem não for passada com clareza o feedback pode trazer resultados negativos e dificultar o relacionamento entre empresa e empregado. Por isso, listamos 7 dicas para que seu feedback tenha mais êxito e seja feito de maneira clara e prática:

Como fazer um feedback perfeito:

1- Faça um roteiro
Preparar-se para o que vai falar ajuda a ter o controle do tempo e objetividade na reunião. Levante os principais pontos do que será falado e procure ser direto no conteúdo da mensagem.

2 – Quebre o gelo
É natural que os coladores fiquem tensos na hora da reunião de feedback e quebrar o gelo deixa o ambiente mais ameno e facilita o começo da reunião. Vale dizer que o feedback é importante não só para a empresa, mas também o que o colaborador tem a dizer.

3 – Cuidados com o tom da voz
Há várias situações que antecedem a reunião de feedback, mas o tom de voz é imporante nesse momento. Autoritarismo e repreensão podem dificultar o diálogo e a escuta do colaborador. Fundamental é conduzir a reunião de maneira amigável e amistosa.

4 – Pontos positivos
Começar pelos pontos positivos é uma maneira inteligente, já que o colaborador sente-se valorizado pela empresa e parte do time o qual trabalha. Vale ressaltar as habilidades e competências de quem está recebendo o feedback.

5 – Pontos Fracos
Além de dizer quais os pontos fracos ou falhas cometidas, é importante ressaltar que os líderes e coordenadores estão dispostos a ajudar no que for necessário para que esses erros não sejam cometidos novamente. Mas também vale ser sincero e expor o que deve ser melhorado.

6 – Plano de ação
Agora que os pontos positivos e negativos já foram expostos, montar um plano de ação com metas atíngiveis pode ser eficaz e o canal deve ser aberto junto ao colaborador para que ele sinta segurança em dizer o que acha de cada ação e se está confortável com o que lhe é solicitado.

7 – Novas metas
Depois do plano de ação feito é hora de estipular novas metas e marcar uma nova reunião de feedback. O ideal é esperar a partir de 3 meses para que esse tipo de reunião seja marcada novamente.