Conheça três estratégias para aumentar a motivação dos seus funcionários

Como está a motivação dos seus colaboradores? Pesquisa feita em 2013 pela empresa Gallup mostrou que 70% dos trabalhadores norte-americanos não estavam envolvidos em seus trabalhos. Essa estatística deixou alguns gestores preocupados, especialmente devido à relação entre motivação e desempenho no trabalho. Mas que fatores podem influenciar diretamente nos níveis de motivação dos seus funcionários?

Quem ajuda a responder essa questão é o professor da Duke University, Dan Ariely, em um artigo no site Entrepeneur que apresenta três estratégias que os líderes das empresas podem aprender a implementar em seu negócio para aumentar a motivação dos seus funcionários. Confira!

1 – Incentive os colaboradores a encontrar seus pontos fortes

É importante encorajar os funcionários a descobrir e desenvolver seus pontos fortes. Os colaboradores de hoje, especialmente os da Geração Y, que costumam ter uma alta taxa de rotatividade nas empresas, precisam sentir que fazem parte de um ambiente de trabalho que desafia e inspira esses jovens profissionalmente, permitindo que aprendam, cresçam e encontrem um senso de propósito.

2 – Encoraje a criatividade para a motivação dos seus funcionários

Considere o poder da criatividade como um gatilho para motivar todos os colaboradores a aumentar seu nível de performance. Nesse caso, a “gamification” ou processo de utilização das mecânicas dos jogos voltado para várias áreas da vida, inclusive aos negócios, pode ser uma solução eficiente para trazer de volta o sentimento de empolgação para o ambiente de trabalho e, consequentemente, a motivação. Mas para isso é preciso, antes de tudo, saber aonde se quer chegar, elaborar um planejamento, e apresentar aos colaboradores. Essa estratégia funciona também para estimular o comprometimento dos funcionários e, claro, recompensá-los por isso.

3 – Mostre que os funcionários fazem parte de uma equipe

É importante mostrar aos colaboradores que o trabalho de um influencia o do outro e que, por isso, todos devem trabalhar para que o resultado da empresa saia como o desejado. E quando isso acontece, todos saem ganhando, e as chances de toda a equipe ser recompensada é bem maior.


Resumindo, gestores, procurem entender o que realmente motiva seus funcionários e encontrem maneiras de mantê-los inspirados e engajados. O seu negócio só tem a ganhar se você oferecer um senso de propósito aos seus colaboradores.

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