Você é um líder que se questiona?

Sabemos que pode ser difícil para um líder, especialmente o que conquistou um cargo de chefia recentemente, refletir sobre questões importantes para a empresa, antes de tomar uma decisão. Isso porque o hábito de se planejar para ter tempo de pensar sobre determinada abordagem, ouvir a equipe e fazer perguntas leva tempo para ser construído e exige maturidade e experiência do gestor.

Se esse é o seu caso, confira as dicas abaixo, baseadas no artigo do diretor executivo do MIT Leadership Center, Hal Gregersen, no Harvard Business Review, voltado para quem quer liderar o negócio por meio de reflexões diárias.

1 – Desenvolva um ecossistema de questionamento entre diversos grupos

Uma liderança de sucesso não tem a ver apenas com o líder, mas com todo o time. E para isso acontecer, um líder deve, propositalmente, contribuir para o desenvolvimento dos seus times internamente, enquanto constrói relacionamentos estratégicos fora da empresa, seja com parceiros de negócios ou clientes. E como fazer isso? Participando de todo o processo do negócio, compreendendo cada passo, ouvindo fornecedores, questionando a experiência do cliente com o produto e promovendo outras observações de “campo”.

Essas observações, combinadas com a criação de uma equipe diversificada, com quem o líder constantemente troca experiências, melhoram os processos de todo o negócio, pois o gestor passa a compreender que tipo de ações dá resultado e quais são aquelas que não funcionam.

2 – Mantenha a curiosidade

A curiosidade não deve terminar quando você encontra uma solução para um problema. Um líder deve, por conta própria, explorar novas ideias, estimular novos pensamentos da equipe sobre determinado aspecto do negócio, e criar parcerias. Essa busca por conexões em tudo e todos pode revelar oportunidades que poderiam não ser percebidas se o gestor não saísse da “caixinha” e partisse para a observação por um contexto bem mais amplo.

3 – Desafiar o status quo, e quando necessário, começar do zero

Às vezes, fazer perguntas desconfortáveis significa tomar decisões difíceis sobre uma estratégia existente ou abandonar tudo que estava programado. Por isso, valorize o poder de experimentação, mesmo que isso signifique começar um projeto novamente, sob uma nova perspectiva. Sabemos que essa atitude pode ser, ao mesmo tempo, empolgante e assustadora, mas essa decisão abre a possibilidade para que surjam inúmeras questões que podem fazer com que você dê um passo para trás e olhe para o contexto de maneira global. Procure a mudança ao invés de esperar se adaptar à mudança, calculando os riscos, com disposição para ouvir, aprender e interagir com a equipe, experimentando novas ideias.


Se o seu negócio precisa de orientações sobre o recrutamento de estagiários, aprendizes ou trainees para a equipe, nós podemos te ajudar. Entre em contato conosco.